Kajuru é diagnosticado com Parkinson e deve se afastar da política
Jorge Kajuru- Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi diagnosticado com a Doença de Parkinson e deverá se afastar da vida política. O parlamentar, que está no final do seu primeiro mandato na Casa Alta, recebeu o diagnóstico em dezembro e já passa por tratamento.
Kajuru fez carreira como apresentador e comentador de esportes no rádio e na televisão. Em 2016, se elegeu vereador em Goiânia com um número expressivo de votos e se lançou para o Senado dois anos depois.
O PSB chegou a ventilar a possibilidade de lançá-lo para a Câmara dos Deputados por São Paulo, seu estado natal, em 2026. Mas, diante do diagnóstico, o senador deverá se afastar da vida política para tratar da saúde.
Enquanto senador, Jorge Kajuru presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das apostas esportivas. Conhecido pelas críticas às regalias dos mandatos eletivos, o senador não usa recursos de cota parlamentar e chegou a criticar o ritmo de trabalho no Congresso.
Durante a realização da Cúpula dos Parlamentares do G20 (P20), no Congresso Nacional, em 2025, o senador criticou a paralisação dos trabalhos do Legislativo em decorrência de eventos.
“Que saco que vai ser aqui na semana que vem? Porque aqui a gente quase não trabalha: é recesso parlamentar, é eleição, é segundo turno, segunda ninguém vem, sexta ninguém vem. Então, o que é que vai ter? Me desculpem o desabafo. O que é que vai ter aqui na semana que vem, que nós não vamos poder ter CPI?”, disse Kajuru na CPI.
O que é Parkinson?
A Doença de Parkinson é uma condição degenerativa que afeta o sistema nervoso central. Os sintomas incluem tremores involuntários nos membros, rigidez muscular e diminuição dos movimentos.
O Parkinson não tem cura. O tratamento é voltado para a atenuação dos sintomas e impedir o avanço da doença.




COMENTÁRIOS