Rosinaldo Alves / Tecnologia
O que é o Cloudflare, serviço que derrubou parte da Internet
A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que atua como intermediária entre sites e usuários
Instabilidade na Cloudflare derruba milhares de sitesA internet amanheceu "instável" nesta terça-feira (18) depois que a Cloudflare, uma das maiores fornecedoras de infraestrutura da web, apresentou falhas e interrompeu o funcionamento de centenas de sites. Em muitos casos, as páginas até chegavam a abrir, mas sem carregar o contéudo. Para outros usuários, o acesso simplesmente não funcionava.
Essa instabilidade atingiu plataformas como o ChatGPT, Down Detector e até o gov.br. A rede social X (antigo Twitter), que nos últimos meses também passou a operar seus conteúdos através da Cloudflare, registrou falhas no carregamento do feed.
A página oficial de status da empresa confirmou que investigam a origem do erro. Como a Cloudflare atua como uma espécie de "ponte" para inúmeros sites do mundo inteiro, qualquer falha nessa estrutura provoca um efeito cascata, derrubando serviços que dependem da plataforma para funcionar.
o que é a Cloudflare?
A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que atua como intermediária entre sites e usuários, acelerando o carregamento de páginas e protegendo servidores contra ataques cibernéticos.
Em vez de acessar um site diretamente, o usuário passa primeiro pelos servidores da Cloudflare, agindo como um proxy reverso, que filtram ameaças, distribuem conteúdo em redes globais (CDN) e evitam sobrecarga durante picos de tráfego.
É por meio dela que um usuário sai de uma newsletter para um link externo, por exemplo. Quando essa camada apresenta falhas, uma grande quantidade de sites fica indisponível, causando o efeito de "queda em cadeia" visto nesta terça-feira.
Como funciona o proxy reverso
Proxy é um servidor na frente de um grupo de máquinas clientes. Quando computadores tentam acessar um site, o servidor proxy intercepta a solicitação e se comunica com servidores web em nome desses clientes, como um intermediário.
Fonte: GZH



COMENTÁRIOS