Campeonato Brasileiro terá algumas mudanças no regulamento deste ano. Rafael Ribeiro/CBF O Brasileirão que começará nesta quarta-feira (28) será o mais longo da história em termos de dias corridos — serão 309 até a 38ª rodada, prevista para a primeira semana de dezembro —, mas manterá o formato consolidado há mais de duas décadas: quem somar mais pontos no turno e returno será o campeão. O regulamento para 2026, contudo, traz novidades que poderão ter reflexos nos resultados, impactar a formação dos elencos e também definir o futuro dos clubes na próxima temporada.
A principal novidade será a implantação do impedimento semiautomático, tecnologia que chega com a missão de diminuir as polêmicas com o VAR. Mas ao que tudo indica a promessa da CBF, de que ele estaria disponível já a partir da primeira rodada, não deverá se cumprir. A empresa britânica responsável pela tecnologia ainda tentar resolver questões técnicas em alguns dos estádios, e por questão de isonomia no campeonato o sistema só entrará em funcionamento quando houver garantia de uso em todos os jogos.
Outra mudança significativa diz respeito à transferência de atletas entre clubes do Brasileirão. Até o ano passado, o regulamento previa que o jogador poderia atuar no máximo sete vezes por um clube antes de se transferir para outro; este ano, o limite foi ampliado para 12 jogos.
A mudança partiu de um pedido dos próprios clubes e foi motivada pela antecipação do início do campeonato. Até o ano passado, as equipes esperavam o término dos Estaduais para reavaliar elencos e contratar atletas, mas agora o Brasileirão terá as primeiras rodadas de forma concomitante com os torneios nos estados — e a própria janela de transferências com o exterior permanece aberta até março.
Outra mudança importante diz respeito à classificação para os torneios continentais. A CBF tirou uma das vagas indiretas à Libertadores que eram garantidas via Brasileirão, transferindo-a para a Copa do Brasil. Assim, o Campeonato Brasileiro a partir deste ano irá classificar apenas um clube para a fase preliminar da Libertadores do ano que vem (antes, eram duas), além de garantir lugar direto na fase de grupos para os quatro primeiros colocados.
O regulamento do Brasileirão prevê ainda que os ingressos para os jogos deverão ter preço mínimo de R$ 40, com a meia-entrada partindo de R$ 20.
JOGOS DA 1ª RODADA DA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO
QUARTA-FEIRA (28)
19h- Atlético-MG x Palmeiras
19h- Internacional x Athletico-PR
19h- Coritiba x RB Bragantino
19h -| Vitória x Remo
19h30- Fluminense x Grêmio
20h- Corinthians x Bahia
20h- Chapecoense x Santos
21h30- São Paulo x Flamengo
QUINTA-FEIRA (29)
20h- Mirassol x Vasco
21h30- Botafogo x Cruzeiro
As novidades na primeira divisão do Campeonato Brasileiro são o Athletico-PR, o Coritiba, o Remo e a Chapecoense, que conquistaram o acesso na Série B do ano passado. Os demais 16 times são remanescentes da temporada 2025.




COMENTÁRIOS